Energia solar vive na mira dos Investimentos Internacionais

Principal atração dos Investimentos Internacionais, Inclusive Brasileiros

 

Investimento em energia solar ajuda a preservar meio ambiente e também traz economia real, já que a instalação dos painéis solares fotovoltaicos pode levar à autossuficiência energética de residências e estabelecimentos comerciais de qualquer porte.

A Companhia Elétrica de Minas Gerais, a CEMIG, planeja investir R$ 2,7 milhões em ampliações e adequações de suas redes elétricas na capital mineira até 2014, sendo R$ 1 milhão deste orçamento destinado às obras da parte elétrica do Mineirão e do ginásio poliesportivo Mineirinho, incluindo projeto de geração a partir da energia solar.

PAC será abordado em suas duas fases, popularmente conhecidas como PAC 1 e PAC 2. Onde, em sua primeira fase, serão demonstradas as medidas adotadas com a intenção de estimular a economia através de investimentos em infraestrutura, do estímulo ao crédito e ao financiamento, da melhoria do ambiente de investimento, do aperfeiçoamento do sistema tributário e desoneração e da adoção de medidas fiscais de longo prazo.

Mediante observação da comunidade escolar abordada, verifiquei a necessidade da divulgação de meios de produção alternativa de energia para poupar uso de combustíveis fósseis e recursos naturais, visto que a aprendizagem experimental é fundamental para a conscientização e racionalização do uso dessas formas de energia.

Hoje, 21 estados brasileiros deixaram de cobrar ICMS nas operações de compensação de energia, que significa dizer que 75% da população brasileira, aproximadamente 150 milhões de pessoas, já podem se beneficiar da redução do imposto caso optem por gerar a própria energia.

Parque solar de Nova Olinda supera a capacidade elétrica da barragem de Boa Esperança, que demonstra a possibilidade das energias renováveis enquanto novos empreendimentos com impacto ambiental quase nulo, diferente da construção de hidroelétricas, por exemplo.

Seriam complementares ao potencial hidrelétrico já instalado, de modo que quando sol brilhar ou quando os ventos soprarem, a energia elétrica vem dessas fontes, ficando a água armazenada nos reservatórios das usinas hidrelétricas para ser usada quando não houver disponibilidade de luz solar ou ventos.

Acreditamos que a energia solar deverá crescer tanto quanto a eólica”, afirma Solange David, vice-presidente do conselho de administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), órgão que regula e acompanha mercado livre, em que empresas compram energia diretamente dos geradores.

 

Inovações no Setor de Energia Solar

A SolarCity e a Airbnb estão se unindo para oferecer aos clientes do serviço de hospedagem um desconto considerável na instalação de sistemas de geração de energia solar em suas casas.

Estamos sugerindo ao Governo no planejamento de longo prazo, aproveitar potencial de energia solar fotovoltaica,  do ponto de vista de irradiação solar, para reduzir a quantidade de vezes e de períodos em que as termelétricas são acionadas e reduzir esse custo extra na conta do consumidor.

Analisando-se a matriz elétrica brasileira, nota-se que esta é uma das mais limpas do mundo, pois cerca de 75% da matriz elétrica é de fontes renováveis e 64% da energia elétrica produzida vem de fonte hidráulica, que é um percentual quatro vezes maior do que a média mundial.

A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa.

Realizar comparações de rentabilidade econômica da energia solar em relação a outras alternativas de forma completa, ou seja, sem esquecer os custos sociais e de prevenção de riscos de algumas instalações (por exemplo as centrais térmicas), que se apresentam como mais econômicas que a alternativa solar.

Assim, trata-se de deixar entrar pelas janelas uma quantidade máxima de luz nos climas frios, e mínima nos climas quentes, dar uma capacidade de armazenamento inerente às paredes e outros elementos construtivos, associar, onde for possível, plantas, uma estufa ou jardim de inverno à parede onde há calor com exterior.

Uma boa alternativa para aproveitar bem potencial da energia solar, está no sistema fotovoltaico, onde a radiação solar é convertida em energia elétrica, capaz de suprir em até 100% do consumo da residência ou empresa, reduzindo consideravelmente os gastos e os impactos ambientais, diferente dos sistemas convencionais.

As placas fotovoltaicas podem ser instaladas nos telhados, nas fachadas e até no solo, e podem ser ligadas em baterias ou também diretamente na rede de distribuição da companhia de energia da cidade, gerando uma significativa redução na conta de energia.

Gostaria de entrar nesse mercado que está em constante evolução, veja nosso Curso Completo

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: