Financiamento

Como obter Financiamento para Sistemas de Energia Solar

Para aqueles consumidores que possuem interesse em usufruir da energia de um sistema fotovoltaico mas não possuem capital ou não desejam investir em um pagamento à vista, este artigo irá discutir as diferentes alternativas existentes de financiamento para energia solar, seja para residências, empresas ou, até mesmo, empreendimentos rurais.

Como este estudo se propõe a mostrar que a produção do Etanol proveniente da cana-de-açúcar é uma produção sustentável, e que seu produto final é considerado uma energia renovável, termo sustentabilidade terá seu significado acoplado a ciclo produtivo sustentável, nesse caso, da cana-de-açúcar.

O Caixa de Assistência dos Profissionais dos CREA – incentiva desenvolvimento do uso de energia renovável com a aquisição ou substituição de tecnologias, equipamentos e serviços dessa natureza, seja em residência, empresas ou propriedades rurais, prazo de reembolso é de até 36 meses.

Pode não parecer uma porcentagem relevante à primeira vista, mas se considerar valor da conta de estabelecimentos comerciais, indústrias e mesmo residências com quantidade significativa de moradores, a economia é bastante grande, contribuindo para financiamento do sistema em um prazo de tempo menor.

Principal propulsor para este grande salto no número de sistemas fotovoltaicos em operação no Brasil foi a própria ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que não só permitiu a energia solar no país, mas também sua centralização em grandes parques.

Geração de Energia

Pode ser instalada em diversas configurações para atender demandas específicas de cada consumidor. Quando consumo for menor do que a produção de energia, excedente é injetado na rede da concessionária.

As pequenas e médias empresas que vão financiar energia solar a partir destas novas práticas contam com alguns diferenciais, como juros baixos, prazos acessíveis para a sua realidade, além de bônus para aqueles que pagam em dia as parcelas do contrato.

As operações do Santander Financiamentos para pequenos sistemas de energia solar contam com carência de até 90 dias e prazo de até 60 meses para pagamento, com taxas de juros de entre 1,70 por cento ao mês e 2,10 por cento ao mês, a depender do valor e do perfil do cliente.

Financiamento Agrícola

De acordo com presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar e Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, programa representa uma evolução para financiamento da fonte, pois BB Agro Energia é completamente direcionado para setor agrícola, além de ser uma ação coordenada.

Financiamento de Energia Solar Fotovoltaica para Pessoas Físicas

Pessoas físicas agora podem usar cartão Construcard para financiar sistemas fotovoltaicos.

Governo federal e a Caixa Econômica Federal liberaram R$ 7 bilhões para novo cartão Construcard, uma linha de financiamento da Caixa destinada a pessoas físicas para construção, reforma ou ampliação de imóveis residenciais. Então, caso você tenha um projeto envolvendo um sistema fotovoltaico, suas chances de conseguir um financiamento são altas.

Reembolso é feito por meio de parcelas mensais (que correspondem ao valor da economia projetada na conta de luz após a implantação do sistema de compensação, como um sistema fotovoltaico, por exemplo). Utilização – destina-se à compra do seu kit de energia fotovoltaico, que pode ser entre dois e seis meses.

Financiamento de Energia Solar Fotovoltaica para Pessoas Jurídicas

Atualmente estão disponíveis no mercado linhas de crédito e financiamento que podem ser utilizados por Pessoas Jurídicas, de forma simples e acessível que vem facilitando e incentivando a adesão de energia limpa e renovável por empresas.

Essa regulamentação permite que cada consumidor vire produtor de energia elétrica e use seus créditos junto a concessionária para abater na sua conta de luz.

Diante das modalidades de financiamento de energia solar apresentadas, observa-se que, quando as taxas de juros são atrativas, existem exigências que dificultam acesso às linhas de crédito.

Por aquela época programa espacial soviético não apenas estava definitivamente em segundo lugar na Corrida Espacial como suas missões normalmente enfrentavam problemas técnicos diversos.

Considerando que a necessidade de energia é constante (especialmente a necessidade de energia limpa e econômica), um prazo de 20 anos torna pagamento quase imperceptível — ainda que seja necessário complementar parcelas.

Essa linha está disponível para correntistas do banco e prazo para pagamento é de até 54 meses.

Financiamento é para empresas com faturamento há mais de 12 meses consecutivos – operação sujeita a aprovação de crédito. No final dos anos 80 já havia um entendimento global de que as emissões antropogênicas dos gases do efeito estufa estavam afetando balanço de energia na terra, causando rápido aquecimento global e mudanças climáticas.

 

Precisa desenvolver um projeto de energia fotovoltaica conheça nosso Curso de Energia Solar e aprenda na prática como instalar sistemas de energia solar.