Meio Ambiente

Importância da Energia Solar para o Meio Ambiente

 

Energia solar é uma fonte de energia alternativa e renovável que vem do sol. Projeto atende a proposta do Governo Federal, por meio da Resolução Normativa da Aneel nº 482/2012, de incentivar consumidor a gerar energia a partir de fontes renováveis e, inclusive, fornecer excedente para a rede de distribuição, em processo denominado Geração Distribuída.

Há, todavia, expressa dispensa de tal garantia para determinados órgãos públicos, a exemplo das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), onde não ocorre contratação de seguro, nem tampouco garantias financeiras para danos nucleares necessitam ser oferecidas.

Mascaró(2005) cita que a parede de vidro surge como parte de um período importante de uma nova arquitetura, implicando gastos (quando não desperdício) de energia devido às perdas e ganhos térmicos próprios de sua capacidade térmica, assim como perda de iluminação artificial durante a noite.

Nesses casos, estima-se que a recuperação do investimento começa no terceiro ano de uso, para posteriormente amortizar completamente investimento, mantendo uma despesa mínima com manutenção e com energia auxiliar em climas onde os invernos são mais frios.

Fora dito que a junção das palavras desenvolvimento” e meio ambiente” parecia impossível, pois, para alguns teóricos ainda é. Para Peter Russel, por exemplo, crescimento da população mundial implica com crescimento desenfreado das indústrias para satisfazer as necessidades de consumo do nosso mundo capitalista.

E neste ano acontecerá a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente – III CNIJMA, que fomentará estudo e discussão sobre as mudanças ambientais globais relacionando tema aos quatro elementos da natureza – água, ar, terra e fogo – em sua abordagem ambiental.

A aceitação por uma energia limpa e renovável, como a solar, que não gera nenhuma poluição, é muito grande mas esbarra ainda na falta de melhores linhas de financiamento, já que com a isenção do ICMS, redução das alíquotas de exportação e outros benefícios tributários, retorno do investimento nesse Setor já se situa entre 3 e 5 anos, quando em passado recente era superior a 7 anos em média.

É importante destacar a sua participação no Pacto Global da ONU, que tem como alguns de seus princípios ambientais: assumir uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais; desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental e incentivar desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis.

Compreender as vantagens e desvantagens da energia solar ajuda a entender as possibilidades oferecidas por essa fonte de energia, bem como as suas limitações.

Em relação a energia solar, Brasil, por se tratar de um dos países de maior área no mundo, além de localização geográfica privilegiada, recebe energia solar da ordem de 1013 Mwh (megawatt hora) anuais, que corresponde a quase 50.000 (cinquenta mil) vezes seu consumo anual.

Ao lado direito da figura observamos potencial total das fontes de energia não renováveis, ou seja, que provavelmente irão se esgotar algum dia, ao lado esquerdo vemos potencial anual das energias alternativas que consideramos renováveis, ou seja, que se renovam anualmente.

Além de investimento em projeto P&D de novas tecnologias; viabilização e aplicação de fontes de energia renováveis, sobretudo os biocombustíveis; promoção do uso eficiente de seus produtos; ainda desenvolvimento de novas técnicas de monitoramento marinho, e dentro dos requisitos dos órgãos ambientais para descarte de água produzida offshore.

Perguntados sobre qual a importância dada ao sistema informatizado de pesquisa de normas ambientais e resposta aos requisitos aplicáveis aos serviços, produtos e processos da UN-REMAN, 80% afirmaram ser muito importante, enquanto 20% ser apenas importante.

Segundo porque a fabricação de placas solares usam compostos químicos tóxicos, como arseniato de gálio, um composto semicondutor à base de arsênio, por isso, extremamente tóxico ao ser humano, mesmo que a célula solar possa estar em contato direto com ser humano, como no caso de um luminária solar para iluminação de jardim, por exemplo.

Para estruturar as práticas planejadas no referido projeto, nos pautaremos na matemática, subsidiando princípios relevantes na construção da cidadania, sendo que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais cidadão necessita se apropriar.

Este artigo adota como hipótese a ideia de que a Contabilidade Ambiental nas empresas propõe a evidenciação dos fatores que refletem a interação da empresa com meio ambiente e identificação dos riscos nos processos, em suas atividades, bem como de dados físicos sobre os poluentes produzidos.